Diálogo
integrado de artes musicais, pesquisa e ensino com o mundo
Sobre Nós
Somos uma organização de âmbito nacional com carácter sociocultural, científico, e técnico-profissional sem fins lucrativos e dotada de autonomia jurídica, administrativa, patrimonial e financeira.
ongregamos profissionais do ensino de música, investigadores, docentes e praticantes de música com interesse no ensino, por forma a contribuirmos na identificação, análise e solução de problemas da educação musical e de outras formas de educação em Artes Musicais em Moçambique.
Assim nos propomos como um farol de advocacia para a concepção de políticas para a educação em música, através da investigação e do ensino das Artes Musicais; do incentivo ao intercâmbio e cooperação entre as pessoas e instituições que se dedicam à investigação e ao ensino de música e artes afins, no país e no estrangeiro; e da promoção da qualidade da investigação, da publicação e do ensino das artes em geral e das Artes Musicais em particular.
Entendemos, também, que promovendo o ensino das Artes Musicais no contexto das Ciências da Educação e da vida social e cultural é uma forma de pensar de modo holístico no fortalecimento da educação na nossa nação. São estes entendimentos que formam a visão, missão e valores da SMEAM.
NOSSO LEMA
Uma pesquisa e ensino de artes musicais moçambicanas em diálogo integrado com as músicas do mundo.
NOSSA VISÃO
Ser uma organização comprometida com a promoção e a dinamização da pesquisa e do ensino das artes musicais em Moçambique, através de uma forte integração comunitária e parcerias instituicionais públicas e privadas, se afirmando aos níveis local, nacional, regional, e internacional como espaços de pesquisa científica e de interacções inteligentes nas áreas de educação artística, e do ensino das artes musicais em particular.
NOSSA MISSÃO
Produzir e disseminar conhecimentos sobre as artes musicais através de processos de pesquisa que envolvem as comunidades locais, as escolas e as academias como forma de desenvolver, propôr, e promover práticas de ensino artístico-musical contextualizado local e globalmente.
NOSSOS VALORES
Liberdade de pensamento: a SMEAM guia-se por princípios que permeiam o respeito e a promoção do livre pensamento e expressão como actos de cidadania que podem alavancar o desenvolvimento humano e social através do exercício da intelectualidade académica e artística.
Integridade intelectual: a SMEAM incentiva e promove o respeito pelos direitos da produção intelectual e artística de toda a cadeia de produção e disseminação do conhecimento.
Integralidade de articulação: os órgãos sociais da SMEAM e os demais sectores actuam como um organismo uno e indivisível, dentro do respeito às atribuições de cada unidade e da hierarquia administrativa.
Envolvimento Social e Comunitário: a SMEAM inspira-se e assenta a sua estratégia de actuação no envolvimento pleno dos membros das comunidades como seus co-authores na sua produção científica, permitindo assim um espaço de voz para os artistas, guardiões da tradição, país e encarregados de educação, entre outras esferas sociais.
Criatividade e Inovação: a SMEAM propõe-se a desenvolver e adopar estratégias e metodologias de investigação e de ensino de artes musicais que sejam mais adequadas e actualizadas, de acordo com as necessidades reais e concretas do momento e das comunidades.
Transparência Administrativa: a SMEAM guia-se por princípios de transparência através da prestação de contas aos membros, às comunidades, aos seus parceiros, e à sociedade em geral.
Ética e Deontologia Profissional: a SMEAM incentiva os seus membros a pautarem por práticas dos mais altos padrões recomendados académica e artísticamente, se inspirando em normas em uso em organizações disciplinares nas quais a SMEAM se enquadra.
Unidade, Diversidade, e Inclusão: a SMEAM rege-se pelo respeito aos direitos dos homens, mulheres, e crianças de ambos os sexos, bem como das opções político-partidárias e religiosas individuais e de grupos de indivíduos.