A SMEAM prepara-se para a realização da segunda Assembleia Geral (AG). Na AG que deverá acontecer nos próximos 30 dias, espera-se contar com a participação de novos membros da associação. Para tal, são encorajados todos os interessados em educação musical e ensino da música em geral a aderirem à SMEAM, o que torna-los-á membros e assim poderem participar da referida AG. É extremamente importante a participação de todos, pois, nesta AG, irão ser debatida a situação da Educação Musical em Moçambique, a eleição de novos representantes dos Órgãos sociais da SMEAM (somente membros têm o direito de eleger e ser eleitos), entre outros assuntos pertinetes para o crescimento da SMEAM. Um elemento importante para esta AG é que a Mesa da AG pondera a participação de qualquer interessado, mesmo sem que seja membro inscrito.
Arranque do Projecto de Mapeamento da Educação Musical em Moçambique
A SMEAM inicia, este mês, um estudo que visa mapear a situação da Educação Musical em Moçambique. Para o efeito, a SMEAM recebeu um financiamento da Agrigento, uma organização não governamental britânica que dedica-se à advocacia e promoção de justiça social na educação musical.
No entanto, a SMEAM, nos seus esforços para a inclusão de maior número de membros possível, para a prossecussão deste projecto, espera contar com a colaboração de membros em todo país – devendo para tal os interessados aderirem à SMEAM. Em breve será lançada a chamada para o projecto de mapeamento que indicará os termos de referência (fiquem atentos à esta página e às nossas redes sociais).
Ainda, como fruto deste projecto, a SMEAM organizará uma série de capacitações para o seu corpo administrativo, bem como para capacitação técnica em matérias de pesquisa em ensino da música. Esperamos, por fim e em consequência, realizar a I Conferência da SMEAM que poderá contar com participantes de todo o país, bem como de outras partes do mundo. A intenção da conferência é partilhar os resultados do mapeamento entre os membros, a comunidade de músicos, a comunidade académica, e a sociedade em geral. Mesmo assim, consideramos a abertura para outras temáticas dentro do campo do ensino de música (fiquem atentos para a chamada de resumos). Por fim, encoraja-se adesão através da inscrição para se ter o acesso aos benefícios de membros e para o avanço deste e de outros projectos.