A Nossa 1ª Conferência Está à Porta

21, 22 e 23 de Novembro de 2022 serão dias marcantes para a história da SMEAM e da Educação Musical em Moçambique, que procura o seu caminho para uma educação que seja alicerçada nas Artes Musicais Africanas – portanto, uma Educação em Artes Musicais. Esta é a nossa 1ª Conferência e que enquadra-se no nosso objectivo das actividades primeiras e do corrente ano de Mapeamento da Educação Musical em Moçambique.

Nesta Conferência, serão partilhados trabalhos de investigação e reflexão em torno da Educação Musical em Moçambique, bem como teremos trabalhos de fora de Moçambique mas, que possam apresentar um contributo para o que pretendemos alcançar em termos desta área de conhecimeot no nosso país e contexto. No Primeiro dia (21 de Novembro) teremos aulas apresentadas pelo Professor Brazão Mazula, o principal mentor e coordenador da introdução do ensino em artes ao nível superior em Moçambique com a introdução do Curso de Licenciatura em Música na Universidade Eduardo Mondlane. A manhá deste dia inaugural, sob a moderação da Professora Sónia André, para além da grande aula do Professor Brazão Mazula, terá também um espaço de reflexão especial numa Mesa-Redonda composta por oradores que representam o Governo e que são parte dos decisores das políticas de educação.

No dia 22 de Novembro, teremos a Professora Emily Akuno irá proferir uma aula sobre a pesquisa e educação em artes Musicais em África – ela tem muito trabalho feito nesta área e noutras ligadas ao ensino de música. Já para o terceiro e último dia, teremos a aula do Professor Meki Nzewi que é dos principais propulsores da ideia cada vez forte e consolidade de um ensino de música baseado nas nossas práticas tradicionais e locais, por agregarem maoires possibilidades de um ensino contextual. Este é o pai do termo “Artes Musicais” para referir às nossas práticas musicais. Para além destes reconhecidos académicos, teremos ainda como contribuições especiais as apresentações do Professsor Luka Mukhavele, do Professor Luís Ricardo de Queiróz, e da Professora Magali Kleber.

Adicionalmente, esperamos que ainda venha a ser possível ter três workshops especializados a serem oferecidos no período da tarde do último dia, dia 23. Estas apresentações serão acompanhadas por cerca de outras 20 comunicações de autoras Moçambicanos e estrangeiros que submeteram os seus resumos e neste momento encontram-se a preparar para estes três dias. Entre as comunicações, umas são orais e outras são artístico-performativas.

Estamos anciosos em contar consigo neste evento que acontecerá no Anfiteatro 1501 do Complexo Pedagógico da Univesidade Eduardo Mondlane, Campus Principal – Maputo, Moçambique. A participação é gratuita (mahala e de borla) e estará acessível também virtualmente através do Zoom, Youtube e Facebook. Fique atento para as actualizações para que faças parte desta nossa história.

Deixe um comentário